10/01/2008


Grupo Coral e Etnográfico “As Papoilas”


O Grupo Coral Feminino e Etnográfico “As Papoilas” foi fundado em Junho de 2001 por um grupo de amigas que cantavam em tempo de festas e bailes tradicionais e até mesmo em excursões organizadas por o mesmo grupo de amigas.
A escolha do nome do grupo (“As Papoilas”) deve-se ao facto de no Alentejo haver muitas papoilas, que, por sua vez, é uma planta que embeleza as planícies alentejanas na Primavera.
No início começaram só por ser um Grupo Coral e cantavam modas tradicionais de bailes de rodas, mas depois perceberam que necessitavam de um ensaiador que as organizasse e convidaram o mesmo do outro grupo coral da freguesia. Foi nessa época que se juntaram à Associação de Cante Alentejano da freguesia e decidiram passar a denominar-se Grupo Coral e Etnográfico.
Devido a esta situação, o Grupo passou a usar farda (uma farda de trabalho do campo, da ceifa e da moda – saia preta, camisa branca e lenço encarnado) e a cantar modas do cancioneiro tradicional.
O Grupo tem participado em vários encontros de grupos corais, festas e romarias de todo o Alentejo, Algarve e até da área de Lisboa.
Aquando do aniversário do Grupo, organiza-se um encontro de grupos corais, proporcionado pela Associação de Cante Alentejano “Os Cardadores”.

1 comentário:

Anónimo disse...

Conheci o grupo de cantadeiras, As papoilas de À de Corvo.
Supunha em meu entender que a pureza das palavras, a simplicidade das pessoas, estavam extintas.
Nada mais errado, confirmei o contrário.
O nosso querido Alentejo continua a respirar e bem, através da alma pura das suas gentes.
Bem - hajam
Aquele abraço da amiga certa
Rosa Dias