29/05/2008

Grupo de Música Tradicional Alentejana "Rastolhice"













Pedro Mestre - Viola Campaniça e Voz
António Caturra - Tracanholas e Voz
Armando Torrão - Viola Baixo e Voz
João Cataluna - Acordeon e Voz


Contactos:


Pedro Mestre - 969415729/286935050

João Cataluna - 962766339

17 comentários:

Anónimo disse...

Fogo ñ encontro nada k kero podiam em vez de por so imagens podiam por um textozinho a dizer coisas à cerca do canto alentejano mas valeu o esforço

Anónimo disse...

o 1º comentário foi eu k mandei e chamo-m Caterina com e sou italiana

Anónimo disse...

Andei a pesquisar sobre o "Grupo de Música Tradicional Alentejana Rastolhice" depois do Pedro ter vindo hoje às tardes da júlia, vi K o conhecia afinal fiz-lhe companhia na actuação nas festas de santo andré Barreiro 2009pertenço no grupo coral k actou antes da vossa actuação,gostei imenso da ideia no final muito engraçada de cantarmos todos, também sou do alentejo. Sobre o meu comentário gosto muito da vossa música toda ela é boa.

Anónimo disse...

A tradição está um pouco deturpada com o som deste grupo, talvez lhe devam chamar grupo de musica popular com uma componente homuristica(anedotas !! que por vezes não se percebe o que o contador diz, parece que tem a boca cheia de favas).
O acordeão não faz parte dos instrumentos tradicionais alentejanos e a voz do alto não está correcta além de desafinar constantemente.Deviam ter mais cuidado com a ritmica, com as estruturas e com a repetição das melodias através do acordeão.
Vi a actuação deste grupo duas vezes (no Barreiro e no Algarve)
Se são alentejanos a sério, não passem uma ideia errada do que é tradicional, no que diz respeito à musica Alentejana.

Batista disse...

Fantástico!
Uma excelente abordagem ao cante alentejano, alguma "roupagem" original no ritmo e na musicalidade das músicas escolhidas.
É muito bom ver grupos assim, que defendem as nossas raízes e as nossas tradições!
Abraço e continuem assim.
"Batista"

Batista disse...

Uma vez que já fora colocado um tópico sobre o cante alentejano e sua raízes e tradiçoes no blog serenatasemportalegre.blogspot.com estará para breve um novo sobre os novos mensageiros... divulgadores... da tradição! Espero que não levem a mal se colocar um dos vossos vídeos disponiveis no youtube nesse mesmo tópico.
O blog serenatasemportalegre.blogspot.com fundado no dia 4 de Maio de 2009, data da Nobre Serenata da Semana Académica de Portalegre 2008/2009 tem na sua existência a divulgação do nome do Grupo Académico Serenatas de Portalegre. Para além disso pretende divulgar e dar a conhecer o Intituto Politécnico de Portalegre, Portalegre - Cidade do Alto Alentejo e histórias e tradições académicas e regionais.

Uma vez mais os parabéns pelo grupo interessantissimo que tem e não parem de cantar essas modas maravilhosas da nossa cultura musical alentejana.

jbapt. disse...

assino por baixo o comentário que diz que estes grupos adulteram o verdadeiro cantar alentejano:Deveriam á musica popular portuguesa e fazer como a brigada victor jara que as modas alentejanas são por eles cantadas sem instrumentos em homenagem ao povo do alentejo ao menos não adulteram a nossa cultura.

Nobrega moura disse...

A vida tem destas coisas! Quero aqui deixar um grande abraço emocionado ao amigo Armando Torrão que tive o prazer de conhecer no Luxemburgo à mais de 8 anos. e que pude ver hoje que continua em grande forma musical. ainda tenho o cd que me ofereceu. grande abraço Nóbrega Moura, na possibilidade de um contacto armando o meu mail nobregafmoura@iol.pt

Leonel disse...

Aos "puritanos" da música tradicional alentejana: acordem!

Este é um caminho muito válido para o prosseguimento da tradição.

E se esses críticos são assim tão puritanos, deveriam saber que op cante nem sempre é apenas cantado, e muitas vezes acompanhado por instrumentos, como a campaniça.

Em frente, Rastolhos!!!

Anónimo disse...

O blog serenatasemportalegre.blogspot.com, histórias e tradições académicas e regionais criou recentemente uma nova rubrica com o nome de Vozes D'além Tejo - Vozes e sons que transportam o Alentejo na voz

Sons, acordes, melodias e grupos que transportam o Alentejo na voz e na música.
Serão publicados post's com os mesmos periodicamente no nosso blog, esperemos que sejam do vosso agrado.
Primeiramente fora publicado no Facebook do serenatasemportalegre o vídeo de António Pinto Baste com a música "Se fores a Alentejo", hoje fica o aqui o registo da música "Não quero que vás à monda" entoada pelo Grupo Rastolhice.
O cante, a música e o humor são os ingredientes do grupo “Rastolhice”, que se dedica à recolha, adaptação e divulgação de música tradicional do Alentejo. António Caturra (tracanholas e voz), Pedro Mestre (viola campaniça e voz), Armando Torrão (viola baixo e voz) e João Cataluna (acordeão e voz) são os quatro elementos do projecto. Note-se que estes músicos já integraram projectos como “Adiafa”, “Modas ao Luar” e “Trigo Limpo”.

Contactos:
Pedro Mestre - 969415729/286935050
João Cataluna - 962766339o

Esperamos que esta publicação nao seja do vosso desagrado.
Saudações académicas e alentejanas do Grupo Académico Serenatas em Portalegre

Chico Bento disse...

Boa noite,sou alentejano e não conhecia este grupo.
Vi-os pela primeira vez na minha terra ontem(sábado)em Ourique.
Fiquei encantado com as musicas deste grupo.
Força e continuem sempre a mostrar a nossa cultura.
Eu tenho 47 anos e estou há 24 na Suiça em Zurique,sou um poeta popular alentejano e estou por detraz de muitas musicas cantadas por grupos alentejanos e cantores a solo.

Anónimo disse...

Continuem sempre assim.
Gosto muito de os ouvir cantar, a alentejanita de gema que sou.

Anónimo disse...

onde posso encontrar algum cd ?

Anónimo disse...

Adoro, tem algum cd ? qual a editora ? PF 1 resposta ! obrigado

Edward Soja disse...

Olá,

em que ano foi formado este grupo?

:)

Obrigado desde já pela informação.

Eduardo,
Braga

Edward Soja disse...

Se mais grupos houver por aí, da sua autoria ou relação, faz o amigo favor de dizer.
;)

Obrigado,
Eduardo

Belmiro Gomes disse...

Descobri por acaso os Rastolhice, gosto das modas e da sonoridade. Parabéns, pelas excelentes vozes e uma sonoridade brilhante.