10/01/2008

Associação de Cante Alentejano “Os Cardadores”

A Associação de Cante Alentejano “ Os Cardadores” (com sede no largo do Centro, nº 3 Aldeia da Sete, Freguesia de Santa Bárbara e Concelho de Castro verde), foi fundada a 06 de Abril de 2004, com o objectivo de preservar e divulgar o Cante Alentejano, assim como os usos e costumes do concelho de Castro verde; manter em funcionamento grupos corais de Cante Alentejano; promover acções por sua iniciativa ou colaborar com outras entidades, com vista à referida preservação e divulgação do Cante Alentejano.
A Associação nasceu do grupo Coral e Etnográfico “ Os Cardadores” foram os seus membros que fizeram com que o grupo que existia na Aldeia se constituísse com a Associação.
Posteriormente, a associação passou a dar cobertura a mais dois grupos existentes na nossa Freguesia, o grupo Coral Feminino “ As Papoilas “ e o grupo de “ Violas Campaniças “.
A Associação tem desenvolvido várias iniciativas de desenvolvimento cultural com os espectáculos no concelho e participado em outros eventos por todo o País, com a participação dos seus três grupos.
A Associação tenciona desenvolver as seguintes actividades:
§ Dinamizar o Centro de Convívio e Cultural da Sete, dando assim resposta ás preocupações manifestadas pela Junta de Freguesia de Santa Barbara dos Padrões e pela Câmara Municipal de Castro Verde, bem como, da população residente.
§ Manutenção dos Grupos Corais da Freguesia (o Grupo Coral e Etnográfico “Os Cardadores”, o Grupo Coral Feminino e Etnográfico “ As Papoilas “ e o Grupo de “Violas Campaniças”);
§ Dinamização de actividades culturais ligadas com a tradição (como por exemplo, workshops e exposições);
§ Dinamização uma Oficina de Construção de Viola Campaniça, integrando o projecto de artesanato de Castro Verde, com o objectivo de aproveitar as condições logísticas já reunidas pela Câmara aquando da parceria com outras instituições.
§ Edição de cd’s dos três que fazem parte da Associação e de livros de poesia feita por poetas da nossa terra, de modo a promover a cultura local.
§ Recolha de peças tradicionais (utensílios domésticos, laborais e domésticos), com o objectivo de dar a conhecer algumas tradições, usos e costumes que foram das nossas gentes.

Nota:
A Associação vai editar no inicio do próximo ano um cd por cada grupo, então seria o nosso objectivo fazer no vosso programa,” Portugal no Coração” a apresentação desses novos trabalhos de musica tradicional alentejana, que quando esses trabalhos saírem ao publico temos a certeza que o cante tradicional alentejano nunca mais será o mesmo e vai ser uma mais valia para o Alentejo e seus grupos.
Nós tentamos fazer com que as modas tradicionais do cancioneiro passem a ser cantadas de forma tradicional mas acompanhadas com alguns sons de instrumentos tradicionais que se enquadram muito bem na forma de cantar á Alentejana.
Juntando assim várias culturas e várias tradições da musica tradicional do nosso pais e do mundo.

Sem comentários: