28/05/2008

"Encontro de Violas" Brasil 2007




LANÇAMENTO INÉDITO NO MUNDO - CD “ENCONTRO DE VIOLAS”
VIOLA BRASILEIRA DE CHICO LOBO - VIOLA PORTUGUESA DE PEDRO MESTRE

O encontro entre os violeiros Chico Lobo (Brasil) e Pedro Mestre (Portugal) aconteceu (pela primeira vez), no ano de 2006 em Portugal na cidade de Serpa no III Encontro de Culturas 2006, onde Chico Lobo foi convidado para representar o Brasil. Na ocasião Chico Lobo convidou ao palco o jovem violeiro português, Pedro Mestre, para uma participação especial. No mesmo ano o artista tornou a convidá-lo, só que dessa vez, para vir ao Brasil. A fim dele se apresentar, ao seu lado, no encerramento do projeto “Viola Popular” - patrocinado pela Natura Musical. O show aconteceu no Teatro Alterosa em Belo Horizonte (MG). Juntos, também fizeram outras apresentações por algumas cidades do interior de Minas. São João Del Rei - eleita capital brasileira da cultura de 2007, teve a honra de ser a cidade onde se iniciou essa pequena turnê de Pedro Mestre ao lado de Chico Lobo, filho da terra. Eles passaram também por Santana dos Montes e Pouso Alegre. Cada apresentação foi, sem dúvida, uma oportunidade histórica que marcou o encontro emocionante da viola caipira brasileira de Chico Lobo, com a viola campaniça portuguesa de Pedro Mestre.

Nesse ano de 2007 Chico Lobo foi convidado para se apresentar ao lado de Pedro Mestre no IV Encontro de Culturas de Serpa em Portugal. E em retribuição ao artista mineiro Pedro Mestre o apresentou à entusiasmada platéia portuguesa Juntos realizaram shows por cidades, além de Serpa, como Évora, Almada, Castro Verde, Sete, Almodóvar, Feijó, todas na região do Alentejo, além de Portimão no Algarves.
Aproveitando a estadia de mais de 35 dias em terras lusitanas Chico Lobo e Pedro Mestre resolveram registrar em CD esse “Encontro de Violas” numa Co-produção Portugal / Brasil entre a ACA - Associação de Cante Alentejano os Cardadores e a Viola Brasil Produções.
Como diz o jornalista português João Matias:
“Esse Cd é o resultado desta intensa relação entre duas culturas populares cimentadas na amizade dos dois artistas. Foi idealizado em Sete, a aldeia de vasta planície do conselho de Castro Verde onde vive Pedro Mestre e que acolheu Chico Lobo no seu cotidiano de trabalho, celebração, preocupações e festas. Lado a lado com os homens e mulheres que cultivam a terra e escavam as minas, com as crianças que estudam e brincam, com os velhos que contam histórias antigas, os dois músicos trabalharam no seu disco”.
“Encontro de Violas” é o registro inédito do (re) encontro entre as culturas portuguesas e brasileiras pelas cordas das violas. O CD mostra como é possível aos homens entenderem-se e de que modo a Cultura serve para o desenvolvimento dos povos. “Encontro de Violas” não é a soma da viola caipira de Chico Lobo com a viola campaniça de Pedro Mestre, é a união entre dois povos”.


Esse momento sagrado, de encontro cultural das violas do Brasil e Portugal, tornou-se oficial. Conscientes do papel que juntos podem desempenhar na preservação, divulgação e valorização das culturas que se interligam pelas cordas da viola, Chico Lobo e Pedro Mestre decidiram mostrar como é possível nos tempos de hoje levar ao palco e ao CD uma amizade além-mar, que tem no solo da tradição os seus alicerces e o desejo de que as atuais gerações não fiquem privadas desse conhecimento.

Chico Lobo
Chico Lobo é violeiro, compositor, natural de São João Del Rei, toca viola caipira desde os 14 anos. A crítica o considera um dos mais ativos e efetivos violeiros no processo de popularização da tradição musical do cenário brasileiro. Consciente do seu importante papel no universo da viola caipira, o artista domina o palco com presença e comunicação ímpares. É (sobretudo), um apaixonado pela cultura de sua terra. Foi nomeado Embaixador do Divino Espírito Santo (Festa folclórica de São João Del Rei) e Guarda Coroa de Santo Antônio (Congado / MG). E assim, com a viola na mão, canta as folias, os congados, os catiras, as modas, as suas raízes. Profissional inquieto, Chico Lobo já lançou vários CDs. Seu CD de estréia, “No Braço Dessa Viola”, foi finalista ao Prêmio Sharp 97 – o que despertou o interesse da imprensa sobre seu trabalho. Destaca-se ainda a participação de Chico Lobo no CD “Cantoria Brasileira” - o qual marcou a comemoração dos 25 anos da gravadora Kuarup –, indicado ao Grammy Latino. Seu primeiro DVD, “Viola Popular Brasileira”, é pioneiro no gênero artístico da viola no Brasil. Sua carreira já o levou a inúmeros palcos do Brasil e do mundo. Sempre atento em descobrir novos valores e contribuir assim para a divulgação de novos artistas, Chico Lobo idealizou e apresenta a 04 anos o Programa de TV “Viola Brasil”. Além de manter coluna fixa na Revista Viola Caipira. Suas músicas e toques de viola tem sido utilizados em diversos programas de TV e novelas como “América” da Rede Globo e “Bicho do mato” da Record. Chico Lobo é considerado um violeiro de estirpe, mestre das notas choradas e um compositor que cria obras que destroem qualquer preconceito musical. Em 2007 foi o Diretor Musical do espetáculo multicultural, “O Homem que À Terra Canta”, no IV Encontro de Culturas de Serpa (Portugal), que reuniu artistas de Portugal, Brasil, Espanha e Cabo Verde.

Pedro Mestre
Pedro Miguel Carolina Mestre nasceu em Monte Sete, no conselho de Castro Verde, em Portugal. é Pesquisador, construtor e tocador de viola campaniça, nasceu no Monte Sete, do conselho de Castro Verde em Portugal. Tanto o pai quanto a mãe trabalhavam no campo. E o seu interesse pela música alentejana manifestou-se desde muito cedo. Por isso, fez parte do grupo coral infantil “Os Carapinhas”, de Castro Verde. Era ouvinte assíduo do programa de rádio “O Patrimônio” da Rádio Castrense - que transmitia com regularidade intérpretes de viola campaniça - que ele adorava ouvir. A paixão pelo instrumento cresceu após vários encontros com os tocadores Manuel Bento e Francisco Antônio. Com Francisco Antônio aprendeu a tocar em sua casa, na Estação de Ourique. E aprendeu tocar porque se sentiu atraído pelo som desta singular viola que tão bem se conjuga com as formas alentejanas de cantar e que correu o risco de extinção por falta de tocadores. Adquiriu uma campaniça das mãos de Amílcar Silva, importante construtor de violas e tocador, com quem aprendeu a construir. Em 2001, foi fundador de dois grupos corais, os Cardadores e as Papoilas, sendo também o mestre ensaiador dos mesmos. Em 2003, fundou a Associação de Cante Alentejano Os Cardadores, com o objetivo de preservar os usos e costumes do concelho de Castro Verde. Nesse ano e em 2004 foi formador na Escola / Oficina de Violas Campaniças de Castro Verde. Hoje, Pedro Mestre, é um ótimo executante da viola campaniça além de se dedicar à sua construção e a ao ensino de sua cultura. Ele é um dos “Mestres” da nova geração que pode garantir a continuidade do instrumento em terras alentejanas.
Pedro Mestre já editou vários trabalhos de grupos corais, dos quais é Mestre e mantém atualmente como ninguém a tradição do toque da viola campaniça, efetuando espetáculos por todo o país e no estrangeiro.
Contato: Ângela Lopes - produção executivaTel:31-3459 8026 Cel:9954 6580 E-mail: violabrasil@terra.com.br /


Pedro Mestre - 969415729 / 286935050 pedromestre@gmail.com

Sem comentários: